segunda-feira , 22 junho 2026
Lar Internacional Primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, renuncia ao cargo
Internacional

Primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, renuncia ao cargo

Primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, renuncia ao cargo

Em pronunciamento oficial nesta segunda-feira (22), em frente à residência oficial, o primeiro-ministro do Reino Unido anunciou sua renúncia à liderança do Partido Trabalhista e, por consequência, ao cargo de chefe de governo britânico.

Keir Starmer anunciou a decisão dois anos após assumir o poder, em uma vitória esmagadora. Ele foi o primeiro líder trabalhista em 14 anos no Reino Unido.

Starmer vinha perdendo popularidade, mas após o prefeito de Manchester, Andy Burnham, obter uma vitória para retornar ao Parlamento, na semana passada, a situação ficou insustentável. Burnham confirmou que vai concorrer à liderança do partido.

“A pergunta que meu partido faz agora é se sou a pessoa mais indicada para nos liderar na próxima eleição geral; ouvi a resposta da minha bancada parlamentar a essa pergunta e a aceito com serenidade. Todas as decisões que tomei tiveram como prioridade o país que amo; é por isso que renunciarei à liderança do Partido Trabalhista.”

De acordo com a Agência Reuters, Andy Burnham confirmou que vai concorrer à liderança do partido e será o provável próximo primeiro-ministro. Burnham já ocupou cargos ministeriais, na gestão trabalhista, entre 2007 e 2010. Como prefeito de Manchester, Burnham ganhou projeção nacional ao confrontar o conservador Boris Johnson, durante a pandemia de Covid-19. Burnham também é visto como um político capaz de conter o partido populista de direita, Reform UK, nas próximas eleições legislativas.

A Grã-Bretanha vem tenho instabilidade desde o referendo do Brexit, em 2016. De lá para cá, houve uma sucessão de primeiros-ministros não conseguiram concluir seus mandatos. A saída de Starmer abre espaço para o sétimo líder em 10 anos. O último que cumpriu um mandato de cinco anos foi o conservador David Cameron.

O Rei Charles III já recebeu oficialmente a decisão sobre a saída de Starmer, que permanecerá como interino até o fim da disputa interna dos trabalhistas. O novo líder deve assumir antes do retorno do Parlamento, no mês de setembro.


Fonte:

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Direita vence eleição na Colômbia por margem apertada

Na Colômbia, o candidato de direita Abelardo De La Espriella obteve vitória...

Irã anuncia fechamento do Estreito de Ormuz

O Irã anunciou neste sábado o fechamento do Estreito de Ormuz, segundo...

Adversário do Brasil na Copa, Haiti enfrenta crise humanitária grave

Adversário do Brasil nesta sexta-feira (19) na Copa do Mundo, o Haiti...

Acordo com Irã reacende críticas internas nos EUA e tensão com Israel

O memorando de entendimento firmado entre Estados Unidos (EUA) e Irã pode...