Lar Economia Argentina prepara ação na OMC contra antidumping do Brasil sobre leite em pó
Economia

Argentina prepara ação na OMC contra antidumping do Brasil sobre leite em pó

Camex aprova antidumping sobre leite em pó do Mercosul, mas suspende aplicação

O governo argentino pretende acionar a Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a aplicação, pelo Brasil, de medidas antidumping sobre o leite em pó importado da Argentina. Segundo relatos de pessoas a par do assunto ao Broadcast Agro, a contestação mira a decisão da Câmara de Comércio Exterior (Camex), de 29 de maio, que estabeleceu direito antidumping definitivo por até cinco anos para importações da Argentina e do Uruguai. A medida, porém, está suspensa temporariamente para avaliação de eventual impacto inflacionário.

De acordo com interlocutores ouvidos pelo Broadcast Agro, a reação argentina não deve se limitar ao acionamento da OMC e pode incluir outras frentes comerciais. Entre as possibilidades em estudo está a retomada do direito antidumping contra o Brasil sobre a importação de talheres de aço inoxidável. A sobretaxa de 47%, que vigorou por seis anos e atingia empresas brasileiras como Tramontina e Mundial, foi suspensa em junho de 2024.

A insatisfação argentina está ligada ao peso do leite em pó na balança comercial do país. O Brasil é apontado como principal destino do leite argentino, usado sobretudo pela indústria alimentícia, com embarques superiores a US$ 364 milhões. Diplomatas argentinos afirmam que o reconhecimento de dumping pelo governo brasileiro pode atrapalhar negociações em andamento entre os países e levar à revisão de decisões anteriores.

Acompanhe os preços das principais commodities do agro, como soja, milho e boi, com atualização direta das principais praças do Brasil: acesse a página de cotações do Canal Rural!

Na OMC, a Argentina pretende questionar os critérios adotados pelo Brasil na investigação. Já o Departamento de Defesa Comercial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Decom/Mdic), responsável pelo processo, concluiu após mais de um ano de apuração pela existência de dumping nas importações de leite em pó do Mercosul e de nexo causal com a crise do setor leiteiro nacional. O Uruguai, também atingido pela decisão, estuda recorrer à OMC.

O episódio ocorre dias após outro atrito comercial no Mercosul, ligado à divisão das cotas agrícolas do acordo entre o bloco e a União Europeia. Pelo critério transitório First-In, First-Out (Fifo), Argentina e Uruguai preencheram as cotas isentas de tarifas para produtos como arroz e ovos no primeiro mês de vigência do tratado, iniciado em 1º de maio.

O caso reúne duas frentes de interesse para o agro: a disputa em torno do leite em pó no mercado regional e o avanço de tensões comerciais dentro do Mercosul, em um momento de negociações técnicas e de uso das cotas agrícolas do acordo com a União Europeia.

Fonte: Estadão Conteúdo

O post Argentina prepara ação na OMC contra antidumping do Brasil sobre leite em pó apareceu primeiro em Canal Rural.

Fonte:

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Banco Central divulga calendário de reuniões do Copom para 2027

O Banco Central divulgou nesta terça-feira (23) o calendário das reuniões ordinárias...

BNDES, Petrobras e Finep avançam em fundo para transição energética

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Petrobras e...

Tereos fecha safra 2025/26 com lucro líquido de R$ 137 milhões

A Tereos encerrou a safra 2025/26 com lucro líquido de R$ 137...

Transição energética exige escolha da fonte adequada para cada uso, diz José Mauro Coelho

O presidente da Aurum Energia, José Mauro Coelho, afirmou nesta terça-feira (23),...