Lar Economia BNDES, Petrobras e Finep avançam em fundo para transição energética
Economia

BNDES, Petrobras e Finep avançam em fundo para transição energética

Transição energética reúne propostas sobre metas, subsídios e biocombustíveis em debate na Câmara

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Petrobras e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) assinaram nesta terça-feira (23), no Rio de Janeiro, uma nova etapa na estruturação do Fundo de Investimento em Participações (FIP) voltado à transição energética e à descarbonização. O ato ocorreu durante o Energy Summit, evento global focado em inovação e empreendedorismo nos setores de energia e sustentabilidade.

Com capital-alvo de até R$ 500 milhões, o fundo integra uma estratégia coordenada entre BNDES, Petrobras e Finep para ampliar o financiamento a tecnologias inovadoras voltadas à transição energética e à descarbonização da economia.

Segundo as instituições, o processo de constituição do FIP está em estágio avançado. Após a aprovação do regulamento pelas instâncias internas de cada cotista, a iniciativa entra agora na etapa de identificação e avaliação de oportunidades alinhadas à política de investimento.

Receba no seu e-mail as notícias mais importantes do dia, análises de mercado e os principais fatos que movimentam o agronegócio: assine um boletim informativo do Canal Rural

Poderão apresentar soluções à Valetec, selecionada por chamada pública para estruturar e gerir o fundo, startups e empresas de base tecnológica de micro, pequeno e médio porte que estejam alinhadas à tese de investimento.

O foco do FIP será em empresas com Produto Mínimo Viável (MVP) validado e potencial de crescimento. Entre as áreas previstas estão energias renováveis; biocombustíveis, e-fuels, hidrogênio de baixo carbono e derivados; captura, utilização e armazenamento de carbono; armazenamento de energia; eletromobilidade; e soluções para descarbonização de operações.

A iniciativa foi apresentada pelas instituições como parte da ampliação de instrumentos financeiros voltados à inovação climática no país, com o objetivo de conectar capital a soluções tecnológicas em áreas ligadas à agenda de descarbonização.

Com a nova etapa formalizada nesta terça-feira (23), o fundo avança para a avaliação de empresas e tecnologias que possam receber investimentos dentro da estratégia de transição energética definida por BNDES, Petrobras e Finep.

Fonte: agenciadenoticias.bndes.gov.br

O post BNDES, Petrobras e Finep avançam em fundo para transição energética apareceu primeiro em Canal Rural.

Fonte:

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Banco Central divulga calendário de reuniões do Copom para 2027

O Banco Central divulgou nesta terça-feira (23) o calendário das reuniões ordinárias...

Tereos fecha safra 2025/26 com lucro líquido de R$ 137 milhões

A Tereos encerrou a safra 2025/26 com lucro líquido de R$ 137...

Argentina prepara ação na OMC contra antidumping do Brasil sobre leite em pó

O governo argentino pretende acionar a Organização Mundial do Comércio (OMC) contra...

Transição energética exige escolha da fonte adequada para cada uso, diz José Mauro Coelho

O presidente da Aurum Energia, José Mauro Coelho, afirmou nesta terça-feira (23),...