Lar Política Presidente Lula promete ligar pessoalmente para convidar Trump à COP30
Política

Presidente Lula promete ligar pessoalmente para convidar Trump à COP30

Presidente Lula promete ligar pessoalmente para convidar Trump à COP30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou, neste sábado (7), que vai ligar pessoalmente para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para chamá-lo para a Conferência das Nações Unidas para Mudanças do Clima de 2025 (COP30)em Belém (PA), caso ele não confirme a participação no evento.

“Vamos fazer um encontro separado de chefes de Estado de dois dias antes para aprofundar o debate. Se até perto (do evento) o Trump não confirmar que vem, eu, pessoalmente, vou ligar para ele e falar ‘ô, cara, Trump, a COP é aqui no Brasil, vamos discutir esse negócio’”, destacou Lula em coletiva de imprensa, em Paris.

O presidente brasileiro acrescentou que os Estados Unidos é um país muito importante, muito rico, mas que poluiu muito. “Então, como é que não vai participar?”, questionou.

O Brasil realiza em novembro deste ano a COP30, onde os países discutem medidas para limitar o aquecimento da Terra produzido, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis. O aquecimento do planeta produz desastres climáticos e compromete a segurança dos povos em todo o mundo.

Trump na contramão

O presidente Donald Trump já anunciou a retirada dos EUA do Acordo de Paris, que visa conter o aquecimento a, no máximo, 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais. O mandatário estadunidense também tem afrouxado leis ambientais em seu país e promete expandir a exploração dos combustíveis fósseis, sem qualquer limite.

O governo brasileiro espera que a COP30, sob a presidência e liderança do Brasil, sirva para avançar no combate às mudanças climáticas, com os países mais desenvolvidos ajudando a financiar a transição energética e a mitigação climática dos países pobres.

“O mundo rico tem uma dívida tão contenciosa com o meio ambiente porque se industrializou há mais de 200 anos. Se industrializaram à custa da carbonização do planeta e têm que pagar um pouco agora para descarbonizar”, defendeu Lula ainda neste sábado.

O presidente realiza uma viagem à França para estreitar as relações comerciais e políticas com o país europeu, tendo anunciando neste sábado o plano de investimentos de empresários franceses de R$ 100 bilhões no Brasil até 2030.

Fonte:

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

MDA anuncia R$ 313 milhões em ações de reforma agrária em Mato Grosso do Sul

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) realizou nesta quinta-feira...

MDA e Anater anunciam R$ 1,3 bilhão para comunidades rurais da Bacia do Rio Doce

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Agência...

Convênio destina 72,5 mil hectares a 5,7 mil famílias na Paraíba e no Maranhão

O Governo do Brasil firmou um acordo com o Grupo João Santos...

Boulos critica Senado por não pautar PEC da escala 6×1 e questiona projeto do agro

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, afirmou nesta quinta-feira (25)...